‘da minha varanda,
espaco de sonho
entre a minha morada interna,
e a presenca inegavel
do mundo,
eu me vejo voando
com os passaros
que cantam
na primavera.’
Sobrevivendo o choque cultural
Por ser também estrangeira, compreendo profundamente os desafios e tensões que a aculturação pode impor aos imigrantes. Mudar-se para um novo país é um processo complexo e multidimensional que requer ajustes e mudanças significativas na vida de uma pessoa. Habituar-se a uma nova cultura é um processo longo, que se desenvolve ao longo de vários anos e varias gerações de estrangeiros. Durante este processo, você pode sentir estresse, depressão, ansiedade ou simplesmente uma sensação de não pertencer. Como imigrante, você pode ter dificuldade em encontrar um lugar confortável e acessar sua própria identidade nesta terra estrangeira. Negociar as diferenças culturais (e muitas vezes enfrentar a discriminação) é uma tarefa desafiadora diária que não pode ser evitada. Além disso, viver em outra cultura tem um impacto sutil, profundo e permanente na sua identidade. Apesar de se sentir deslocado nos Estados Unidos, talvez voce não se sinta mais tao em casa no Brasil. Uma sensação estranha e complicada de ser um sem-teto. No meu trabalho, foco em criar condições para superar essas dificuldades para que voce se sinta mais enraizado e desenvolva uma melhor compreensão de si mesmo nesta nova identidade 'híbrida'. À medida que exploramos as diversas facetas desta questão, trabalharemos para desenvolver suas capacidades, recursos e criatividade para superar obstáculos emocionais e práticos à aculturação, a fim de que você tenha uma vida mais gratificante e agradável nos Estados Unidos.
Atendo imigrantes que:
estão tendo dificuldades para se ajustar a cultura Americana;
pessoas bi-culturais que buscam integrar sua própria identidade cultural;
crianças bi-culturais ou bilíngues e crianças que ainda estão se adaptando para viver nos EUA;
casais bi-culturais que estão enfrentando dificuldades com problemas de relacionamento devido a diferenças culturais.
Por favor, entre em contato comigo para mais informações ou para agendar um horário.
disconectado da sua criatividade
Estabelecer uma vida que apóie e nutra a sua criatividade é um enorme desafio. Bloqueios criativos ou bloqueios de escrita acontecem com mais frequência do que você imagina e são realmente esperados durante qualquer processo criativo. Momentos de hesitação e/ou vazio podem ser o prelúdio de seu estímulo criativo. Ajuda se torna necessária quando esses bloqueios se tornaram generalizados, afetando negativamente sua produtividade e fluxo.
Imagino que você conheça muitos dos desafios exclusivos inerentes ao próprio processo criativo:
bloqueios criativos,
bloqueio do escrita ou falta de fluxo;
se sentir paralisado pela presença de uma voz crítica interna,
ansiedade e/ou dúvida;
desejo de aprimorar sua criatividade ou desempenho;
anseio por uma expressão criativa mais autêntica ou produtiva; entre outros.
O processo terapêutico permite que gradualmente possamos descobrir os aspectos desconhecidos de sua experiência emocional que podem estar impactando sua criatividade. Este processo permitirá que você supere seus bloqueios criativos e recupere a confiança em sua própria capacidade. Em nosso trabalho conjunto, pensaremos de forma criativa e colaborativa sobre os desafios que podem interferir em seu trabalho criativo e saúde emocional, levando você a redescobrir sua autenticidade e aumentando a vivacidade de seus projetos pessoais ou profissionais. Além disso, o próprio processo psicoterapêutico é um esforço criativo que permite expressões criativas além da linguagem verbal, levando ao desenvolvimento e expansão de sua criatividade e habilidade de desempenho.
Por favor, entre em contato comigo para mais informações ou para agendar um horário.
As transiçōes da paternidade/maternidade
O processo de tornar-se pai ou mãe pode se tornar um desafio. Você pode ter dificuldade em simplesmente conceber a ideia de ter um filho; ou você pode estar tendo dificuldades para engravidar ou lidar com problemas de fertilidade ou perda de gravidez; ou você pode ter uma gravidez difícil por causa de problemas emocionais ou físicos. Portanto, essa transição pode não ser tão fácil como se esperava. Adaptar-se a uma nova constelação familiar no período pós-parto e lidar com as demandas de um recém-nascido ‘e um momento muito delicado para os pais (casal). Outras dificuldades surgem quando a mãe esta lidando com uma depressão pós-parto. À medida que nos atentamos na comunicação e vínculo com seu novo bebê, também obteremos acesso à sua experiência interior em relação a maternidade ou paternidade.
À medida que seu filho cresce, as interações diárias com ele podem levantar questões, inseguranças ou nossas dúvidas. Muito além de todas as complexidades descritas acima, ter filhos gera oportunidades infinitas de crescimento. Meu trabalho com os pais se da nos seguintes formatos:
em reuniões colaterais como parte do processo de psicoterapia de seu filho;
sessões de pais e bebês;
na terapia de casal para trabalhar as questões de paternidade e co-paternidade;
Por favor, entre em contato comigo para mais informações ou para agendar um horário.
nenhuma criança é muito nova para buscar ajuda
Ao contrário da maioria dos adultos, as crianças normalmente não demonstram que estão sofrendo ao falar sobre sua angústia. É mais provável que você perceba que seu filho está sendo tendo dificuldades através de sintomas físicos, dificuldades para dormir ou comer, timidez extrema, preocupações e medos repetidos, distração e irritação constante, falta de cooperação ou agressividade em casa ou na escola. Para os pais, às vezes é difícil saber se seu filho está passando por um marco normal da infância ou se você tem motivos para procurar ajuda profissional.
Normalmente, quando esses problemas se tornam generalizados, pode ser um sinal de que seu filho precisa de ajuda. Se você não tem certeza sobre o que está acontecendo com seu filho, consultar um profissional pode ajudá-lo a obter uma perspectiva diferente e compreender melhor a situação.
Os pais geralmente se perguntam o que realmente acontece dentro da sala do terapeuta. E quanto a todos os brinquedos e jogos? Como é que as crianças que vêm para a terapia dizem que apenas "brincaram"? Bem, brincar é a linguagem primária da infância e uma das nossas ferramentas mais importantes na psicoterapia infantil. Durante as sessões com um terapeuta, seu filho usará os brinquedos e jogos para expressar suas preocupações e também as maneiras de lidar com elas e gerenciá-las. Na visão de seu filho, ele está apenas brincando. Do ponto de vista do terapeuta, a brincadeira de seu filho é extremamente simbólica e revela sua experiência emocional e como ela está enfrentando e lidando com o estresse. Ao envolver seu filho de uma forma lúdica, posso ajudá-lo a navegar essas incertezas e compreender melhor seus conflitos e sentimentos subjacentes que podem estar afetando seu humor e comportamento. Durante esse processo, seu filho obterá uma compreensão mais profunda de si mesmo, o que diminuirá os sintomas e melhorará muito a relação com a família e seus pares, bem como seu aprendizado e habilidade social.
Ao trabalhar com seu filho, também vou ajudá-lo a desenvolver mais ferramentas para navegar os momentos difíceis da paternidade/maternidade enquanto focamos em fortalecer seu relacionamento com seu filho. Muitos pais imaginam que deveriam ser capazes de descobrir o que está incomodando seus filhos e ajudá-los com seus problemas sem consultar um profissional. Pode ser constrangedor, vergonhoso ou humilhante pedir ajuda. Esses sentimentos são normais e muito comuns - a paternidade/maternidade está impregnada de vulnerabilidades, incertezas e dúvidas.
Todos os pais com quem trabalhei se sentiram acolhidos ao ter a oportunidade de falar sobre seus filhos e sua experiencia como pais o que permitiu que eles ampliassem o conhecimento sobre a vida emocional de seus filhos. Durante a psicoterapia de seu filho, você também obterá um melhor entendimento de sua interação com ele, a fim de se sentir mais realizado como pai/mae. Em nossas consultas, discutiremos quaisquer preocupações que você possa ter sobre seu filho e seu tratamento, bem como exploraremos em profundidade seu relacionamento com ele. Esse processo ira facilitar um aprendizado sobre o filho e também sobre a sua experiencia. Eu trabalho com crianças que estão lidando com:
questões relacionadas a separação;
luto e tristeza;
dificuldades de adaptação cultural,
problemas de comportamento
e problemas escolares.
Por favor, entre em contato comigo para mais informações ou para agendar um horário.